quinta-feira, 23 de setembro de 2010

Texto 4: A Prática Educativa

 Texto: Concepções e Tendências da Educação e Suas Manifestações Na Prática Pedagógica Escolar.

Síntese:

Neste texto o autor mostra que para fazer uma interpretação de como se comportam os alunos na sala de aula, o professor deve aprender a conhecer melhor suas necessidades.
O fundamento da educação recém construída na sociedade torna-se muito satisfatória para que o individuo valorize suas idéias de aprendizagem como um todo, onde as instituições não usariam apenas o ensinamento como uma idéia, mais que os alunos aprendam a escolher dentro dos conteúdos seus próprios ensinamentos.



Anotações do Quadro:

1. Apresentação atitudes docentes.

2. As 10 competências de Perrenoud.

3. Orientação do mapa conceitual.

4. Texto 4: A prática educativa. Unidades de análise (Zabala).

5. Encaminhar atividades do moodle.

quinta-feira, 16 de setembro de 2010

texto 3 Profissão Professor ou Adeus Professor, Adeus Professora? Exigências educacionais contemporâneas e novas atitudes docentes

Síntese

Neste texto o autor aborda algumas questões relacionadas com as novas exigências hoje no mercado de trabalho. O capítulo profissão Professor ou Adeus professor, Adeus Professora, ele fala  que a escola nao pode mais transmitir informações sobre os saberes dos alunos, por que a escola deve preparar o aluno para desenvolver as suas capacidades críticas. O professor hoje como mediador, não consegue mais desenvolver as suas funções didáticas através dos livros, por que hoje eles adquirem novos conhecimentos através dos sites de busca.



1 Assumir o ensino como mediação: aprendizagem ativa do aluno com a ajuda pedagógica do professor


O ensino exclusivamente verbalista, a mera transmissão de informações, a aprendizagem entendida somente como acumulação de conhecimentos, não subsistem mais. Isso não quer dizer abandono dos conhecimentos sistematizados da disciplina nem da exposição de um assunto. a que se afirma é que o professor medeia a relação ativa do aluno com a matéria, inclusive com os conteúdos próprios de sua disciplina, mas considerando os conhecimentos, a experiência e os significados que os alunos trazem à sala de aula, seu potencial cognitivo, suas capacidades e interesses, seus procedimentos de pensar, seu modo de trabalhar. Ao mesmo tempo, o professor ajuda no questionamento dessas experiências e significados, provê condições e meios cognitivos para sua modificação por parte dos alunos e orienta-os, intencionalmente, para objetivos educativos. Está embutida aí a ajuda do professor para o desenvolvimento das competências do pensar, em função do que coloca problemas, pergunta, dialoga, ouve os alunos, ensina-os a argumentar, abre espaço para expressarem seus pensamentos, sentimentos, desejos, de modo que tragam para a aula sua realidade vivida. É nisso que consiste a ajuda pedagógica ou mediação pedagógica.
O que está em questão, portanto, é uma formação que ajude o aluno a transformar-se num sujeito pensante, de modo que aprenda a utilizar seu potencial de pensamento por meio de meios cognitivos de construção e reconstrução de conceitos, habilidades, atitudes, valores. Trata-se de investir numa combinação bem-sucedida da assimilação consciente e ativa desses conteúdos com o desenvolvimento de capacidades cognitivas e afetivas pelos alunos visando à formação de estruturas próprias de pensamento, ou seja, instrumentos conceituais de apreensão dos objetos de conhecimento, mediante a condução pedagógica do professor que disporá de práticas de ensino intencionais e sistemáticas de promover o "ensinar a aprender a pensar".
O ensino deve ser entendido (...) como uma ajuda ao processo de aprendizagem. Ajuda necessária, porque sem ela é muito pouco provável que os alunos cheguem a aprender, e a aprender da maneira mais significativa possível, os conhecimentos necessários para seu desenvolvimento pessoal e para sua capacidade de compreensão da realidade e de atuação nela. Entretanto, só ajuda, porque o ensino não substitui a atividade mental construtiva do aluno, nem ocupa seu lugar (Onrubia, 1994, p. 101).

Mediação Pedagógica



sexta-feira, 10 de setembro de 2010

Tendências Pedagógicas

Sempre que possível, colocaremos desenhos,gravações de aula, quadrinhos e vídeos do youtube.

Texto 2: LUCKESI, Tendencias pedagógicas na escola,
A leitura do seu mundo foi sempre fundamental para a compreensão da importância do ato de ler, de escrever ou de reescrevê-lo, e transformá-lo através de uma prática consciente. Esse movimento dinâmico é um dos aspectos centrais do processo de alfabetização que deveriam vir do universo vocabular dos grupos populares, expressando a sua real linguagem, carregadas da significação de sua experiência existencial e não da experiência do educador.

(Paulo Freire)

Tendências Pedagógicas
Portanto para abordar essas tendências pedagógicas foram utilizados diversos critérios como:
1. Pedagogia Liberal
1.1 Tradicional
1.2 renovada progressista
1.3 renovada não-diretiva
1.4 Tecnicista
2.0 Pedagogia Progressista
2.1 Libertária
2.3 Crítico-social dos conteúdos



A professora Daniela  discutiu o texto na sala, em seguida dividiu as equipes por capítulos e a  partir do texto " Tendências  Pedagógicas na Prática Escolar", pediu que cada grupo criassem um esboço a partir das análises feitas e montassem   desenhos em quadrinhos, que no nosso caso a gente criou as figuras a partir  do capítulo a " Tendência Liberal Tecnicista"


 O texto " Tendência Liberal Tecnicista" fala sobre o papel da escola dentro de um sistema social harmônico, orgânico e funcional,  organizado por atitudes específicas e úteis para que os indivíduos possam se interagir junto aos sistemas sociais do globo. 

1- Pedagogia Liberal:


A doutrina liberal apareceu como justificativa do sistema capitalista,que defende a predominância da liberdade e dos interesses individuais da sociedade, estabelecendo assim uma forma de organização social baseada na propriedade privada e nos meios de produção. seu princípio é formar os cidadãos para que estes desempenhem os seus papéis sociais de acordo com suas aptidões.



1.1) Tendencia liberal tradicional:
O papel da escola é preparar pessoal e moralmente os alunos para que estes assumam sua posição na sociedade. a preocupação da escola é com a cultura e os problemas sociais pertencem à sociedade.
1.2-) tendência liberal progressivista:

a função da escola é adequar as necessidades individuais ao meio social, e para isso, deve retratar a vida. todo ser é dotado de mecanismos que o permitem se adaptar ao meio e de integração destas formas de adaptação no comrpotamento.

conteúdo e ensino: o conhecimento resulta a partir dos interesses e necessidades, e os conteúdos de ensino são estabelecidos por meio de experiencias vividas pelo sujeito .

método de ensino: aprender fazendo 9entativa-erro, pesquisa, descoberta, estudo do meio natural e social.

Relacionamento professor-aluno: professor não tem lugar privilegiado; seu papel é o de auxiliar o desenvolvimento livre e espontâneo.

Pressupostos de aprendizagem: a motivação depende da força de estilos
gerados pelo problema,das disposições internas e do interesse do aluno.

1.3) Tendência liberal não-diretiva
O papel da escola é a formação de atitudes, preocupa-se mais com os problemas psicológicos do que como pedagógicos e sociais.

ênfase nos processos de desenvolvimento das relações e da comunicação torna secundária a transmissão de conteúdos, onde o processo de ensino visa mais facilitar ao aluno que que este busque por si próprio o conhecimento;
o métodos de ensino usuais são dispensados, o objetivo do professor é desenvolver um estilo próprio para facilitar a aprendizagem;
a relação professor-aluno está centrada no aluno, visa formar a sua personalidade por meio de vivência significavas que que lhe permitam desenvolver características inerentes à sua natureza;
a aprendizagem ocorre com a motivação,que resulta no desejo de adequação pessoal na busca da auto-realização.

 1.4) Tendencia liberal tecnicista:


Pedagogia progressista 

Sustenta as finalidades sociopolíticas na educação.

2.1) Tendência progressista libertadora:

pauta pela atuação não-formal, onde professores e alunos , mediatizados pela realidade na qual estão inseridos, extraem o conteúdo a ser apreendido, para  transformar a sociedade de modo consciente.

conteúdos de ensino aqui são denominados "temas geradores" que são extraídos e problematizados na prática da vida dos educandos.

os métodos do conhecimento : o ato de conhecimento surge mediante o diálogo e a troca de experiências enter educador e educando, em consonância com a realidade por eles vivida.

2.2) Tendência progressista libertária:

O papel da escola é exercer uma transformação na personalidade dos alunos no sentido libertário e autogestionário, onde todos os participantes de um mesmo grupo sugerem e participam de todas as atividades desenvolvidas na escola, todos tema mesma importância.

ineficácia de todos os métodos de coerção e de ameaça/punição,visando assim, o desenvolvimento de pessoas mais livres.

2.3) Tendência progressista 'crítico social de conteúdos"

Prioriza a distribuição de tarefas, que não saõ conteúdos abstratos,mas vivos e indissociáveis das realidades sociais. a escola prepara o aluno para o mundo adulto e suass contradições, para a participação organizada, ativa e consciente na sociedade.

os conteúdos de ensino são da os cultura universal;

a postura da pedagogia dos conteúdos admite um conhecimento relativamente autônomo;
os métodos de ensino estão subordinados aos conteúdos;

na relação professor-aluno, o conhecimento se da na troca cultural entre professor-aluno, onde o professor é o mediador desta troca.