Síntese
Agir com ética e responsabilidade, evitando-se assim violência e conflitos entre diferentes culturas.
Agir com ética e responsabilidade, evitando-se assim violência e conflitos entre diferentes culturas.
Ensinar a idéia da não-violência para se lutar contra os preconceitos geradores de conflitos.
O que fazer?
- Promover o respeito mútuo, a descoberta do outro, a transmissão de conceitos sobre a diversidade humana..
- Atividade e Empatia.
- Evitar que os dogmas matem a curiosidade e o espírito crítico, respeitando-se assim as diversidades sócio-culturais.
- Adotar uma postura aberta com relação à alteridade , no sentido de se mediar os conflitos e as diferenças com relação ao outro.
- Tender ir para os objeivos comuns:
- A educação formal deve reservar tempo para que sejam desenvolvidas atividades em equipes e de cooperação, onde a escola emula siuações onde ocorrem conflitos entre os alunos.
- A pessoa tem de aprender a ter um domínio do conhecimento.
- Aprender a conhecer e Vice-versa.
- A escola utiliza-se de saberes de diferentes origens, misturando-os aos já adotados pela escola.
- A criança aprende a ter e desenvolver a atenção, onde os exercícios de memória devem ser praticados pelos pais antes das crinças ingressarem na escola, ou seja, desenvolvidos e aprimorados pelos professores.
- o que se apresentana escola não é tão importante, mas o relevante é que a criança aprenda a lidar com conflitos e a lidar com o seu comportamento,desenvolvendo tais habilidades na prática cotidiana.
- A açaõ positiva na juventude é direciona-la para os conhecimentos de diferentes atividades que insiram os alunos nas práticas de convivência adulta.
1º Pilar: Aprender a Conhecer
O professor deve incentivar no aluno:
* o aumento do conhecimento;
* o exercício da memória, da atenção e do conhecimento;
* estimular a memória e o espírito científico;
* experimentar o prazer da descoberta, da cultura geral;
* experimentar o prazer da descoberta, da cultura geral;
* aprender a conhecer.
2º Aprender a Fazer
* Qualificação profissional;
* a relação teoria X prática (práxis);
3º Aprender a viver juntos
* Ter respeito às diferenças (multi)culturais;
* ter solidariedade;
* estimular a descoberta do outro;
* o professor deve ter uma postura sem preconceitos e estimular nos alunos a mesma atitude.
4º Aprender a Ser
* estimular no aluno a descoberta de si mesmo;
* criatividade e inovação;
* valorização da cultura e da arte.
E o que vocês pensam sobre os quatro pilares? Conseguimos trabalhar os quatro de forma integradas em nossas escolas?
ResponderExcluirFaltou uma reflexão/comentário...